Você está aqui: Página Inicial / Galeria de Imagens / Autoridades prestigiam solenidade de início das festividades de aniversário do IAL

Autoridades prestigiam solenidade de início das festividades de aniversário do IAL

por jose.viveiros@imed.metodista.br publicado 24/08/2017 16h32, última modificação 24/08/2017 16h32

Autoridades prestigiam solenidade de início das festividades de aniversário do IAL

O IAL está em tempo de celebração e iniciou as festividades comemorativas de seu 89º aniversário no dia 22 de agosto, com o tradicional hasteamento das bandeiras (Brasil, Lins e IAL) no estacionamento da escola. A solenidade marcou a abertura da semana de celebrações e contou com a presença das autoridades locais, representantes do corpo discente, professores, funcionários, coordenadores e Pastoral Escolar, sob a condução da diretora pedagógica, professora Arlene Magda Charantola.

Para o momento do hasteamento das bandeiras, todos os presentes foram convocados a entoarem o Hino Nacional e, como não poderia faltar, o Hino Ialense, marcando o fechamento da solenidade. Entre as autoridades presentes no evento estavam o vice-prefeito de Lins, Sr. Carlos Alberto Daher, a dirigente regional de Ensino de Lins, professora Adriana Monteiro Piromali Guarizo, que fez uso da palavra, destacando a importância do IAL para o município.

Disponibilizamos, a seguir, o discurso da professora Adriana, com uma profunda reflexão:

“Excelentíssimo Sr. Prefeito Municipal, Edgar de Souza, em nome do qual cumprimento a todas as autoridades presentes;

Ilustríssima Diretora Pedagógica do IAL, Profª. Arlene Magda Charantola;

Demais autoridades...

Professores, funcionários, alunos e pais...

Bom dia a todos!

É com muita satisfação que retorno a esta casa de ensino tão importante para nosso município e região. Sim, retorno, pois a mim foi impossível entrar aqui e não me lembrar da Adriana professora desta casa, contratada em agosto de 2000... Que havia acabado de ingressar no concurso público de PEB II, de Língua Portuguesa, efetiva no CEFAM e acabava de ser convidada para dar aula no IAL... Cheia de sonhos...

Tanto tempo se passou, mas algumas lembranças não se vão... como esquecer o Devocional Diário? A Sala de Redação? O Projeto Nossos Autores? O uniforme azul? As pessoas? Os alunos?

Mas, como já dizia Fernando Pessoa: ‘Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já têm a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos’. E foi por isso que, com muita tristeza, três anos depois, decidi sair daqui: precisava me encontrar, como pessoa e como profissional: engravidei da minha filha caçula e fui aprovada no Mestrado. A vida é feita de escolhas. Escolhi. Depois, veio o doutorado e a vida foi passando... Ingressei em um novo concurso público, desta vez como supervisora, como você, Arlene, a quem sempre admirei. Sempre eu dizia para mim mesma: um dia serei como ela...

E hoje estou aqui... E cabe a mim dizer algumas palavras para homenagear esta casa... O que dizer? Acho melhor recorrer a John Wesley, assim não corro o risco de errar. E ao me lembrar dele, o fundador do Metodismo, penso nesta frase: ‘Se teu coração é como meu, dá-me tua mão’ e, ao pensar nela, lembro-me do papel do educador.

Todos nós, aqui, sem exceção, fomos “conduzidos”, um dia, pelas mãos de um educador. E o papel de um educador é deixar marcas, contribuir para a construção de um sujeito aprendente. Ninguém melhor que Guimarães Rosa para falar dessa descoberta: ‘Mire e veja: o importante e bonito do mundo é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas, mas elas vão sempre mudando.’ E as pessoas ‘vão sempre mudando’ por diversos fatores, mas um deles é essencial para qualquer mudança: a educação.

E nós, educadores, fazemos parte dessa história do IAL: 89 anos no nosso município. Eu contribuí com apenas 03 anos... mas contribuí... faço parte. E é desse modo, de dentro, que quero desejar que esta instituição de ensino permaneça sólida por muitos e muitos anos.

Parabéns a todos os que fazem parte dessa história: a nossa história! Obrigada!”

 

Após a solenidade, a companhia “A hora da história” fez apresentações para os alunos do Ensino Fundamental I do período da manhã e da tarde, com a intervenção “Cataversos” e a peça teatral infantil “Arroz, feijão, História e Macarrão”. A participação foi um presente da Unimed e tudo foi muito apreciado pelos alunos.

 

Confira a programação das festividades de aniversário do IAL.

 Confira as fotos do evento:

 89 Anos do IAL - Abertura

 

 Você também pode visualizar as fotos clicando aqui.