Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos do Pré-II ganharam visita especial do “Super Leitor” na Semana da criança

Alunos do Pré-II ganharam visita especial do “Super Leitor” na Semana da criança

por Instituto Americano de Lins — publicado 21/10/2014 22h00, última modificação 19/02/2016 10h31
Alunos do Pré-II ganharam visita especial do “Super Leitor” na Semana da criança

Personagem salienta o “Poder de Leitura” na apresentaçãodo trabalho

 

Nesta Semana das Crianças, os alunos que integram o Pré-II do Ialzinho receberam uma visita especial do “Super Leitor”, uma adaptação do desenho animado “Super Why”, cujo personagem tem o “Poder de Leitura”; através dos livros ele resolve todos os problemas.  A brincadeira do autor começou com sua filha de cinco anos em casa até que surgiu a ideia de criar um roteiro de alfabetização e estender para as crianças do Pré II neste momento importante de interiorização do aprendizado.

Com propostas de atividades lúdicas e esclarecedoras, o Profº Mauro Ribeiro criou e escreveu a história de um menino que vivia no sofá, triste, sozinho, olhando o celular ou assistindo TV. De tanto ficar sentado começa a se transformar no próprio sofá. Porém, depois de começar a ler e gostar de leituras, ele acaba sendo completamente transformado pelos livros; recebe o apelido de “Super Leitor” porque seguiu o conselho do Super Why – leu bastantes livros. Volta a viver como criança e ainda introduz a leitura nos amigos que acabam tornando-se todos superleitores.

Depois de apresentar a história, o “Super Leitor” entrou em cena caracterizado de Super Why e contou-lhes outra história lúdica em que as crianças puderam participar. No final, cada aluno recebeu uma história impressa e ilustrada do “Super Leitor” como atividade para ser feita em casa sob a supervisão dos pais. Desse modo, os objetivos do projeto foram contemplados, pois os alunos obtiveram conhecimentos de interação, comunicação, musicalização e encenação tendo como foco principal a leitura que o personagem incorpora e clama aos futuros superleitores.

Além desses aprendizados, o Professor de Língua portuguesa e de Produção textual, afirma que as pessoas estão deixando de lado valores de afeto, de amor e de carinho, “de contato” entre si por causa da das redes sociais. “Encontro pai, mãe e filhos juntos mas em silêncio, não conversam, cada um fica ligado na sua rede social,  sem um gesto fraterno, sem um olhar seguro e terno. Sem tocar um ao outro... !!! Me preocupo com o futuro das crianças que necessitam de atenção para terem valores morais, afetivos e familiares.” – completa dizendo que o “ser humano” é um dos principais focos de seu roteiro.

 “A tecnologia é bem vinda, mas nunca inventarão aplicativos ou dowloads que substituam a leitura; a mais poderosa e mais prazerosa maneira de obter conhecimentos da nossa língua e, principalmente, do ser humano.” – reflete o autor no final do trabalho gráfico que teve a participação e colaboração das Profªs Elda Aude, Nicéia Fukushima e Graziela Fernandes, Ana Cláudia Dias e  apresentaram o personagem principal em vídeo acompanhado pela música do super-herói. Além do apoio da coordenadora  Érica Alessandra Muniz  e da Diretora Pedagógica  Arlene Magda Charântola.

registrado em: