Cursos a distância da Metodista conquistam reconhecimento inédito do MEC
Teologia obteve nota máxima em avaliação do Ministério da Educação, estando entre os 13 melhores cursos a distância do País
Na última sexta-feira (15), foi publicada no Diário Oficial da União a Portaria nº 42, que traz pela primeira vez o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) a cursos superiores de educação a distância. Apenas 30 cursos foram reconhecidos e, dentre eles, três são da Universidade Metodista de São Paulo: Teologia, Gestão Pública e Gestão de Turismo.
Além destes, o curso de Letras – Português e Espanhol foi reconhecido para fins de expedição e registro de diplomas para alunos ingressantes até o segundo semestre de 2010, já que agora, na modalidade a distância, o curso se divide em Letras - Língua Estrangeira (Língua Espanhola) e Letras - Língua Portuguesa.
Vera Lúcia Gouvêa Stivaletti, pró-reitora de Graduação da Universidade Metodista de São Paulo, destaca o ineditismo do reconhecimento da modalidade EAD e o grau de excelência atingido pelos cursos da Universidade. “O reconhecimento desses cursos foi com notas excelentes. Além de ter o reconhecimento, a gente teve o reconhecimento com um resultado muito bom. Isso dá uma diferenciação na qualidade muito importante”, afirma a professora. O curso de Teologia conquistou nota máxima (5) e Letras, Gestão Pública e Gestão de Turismo receberam nota 4 (muito bom). Apenas 13 cursos do País inteiro alcançaram a nota máxima, demonstrando mais uma vez a qualidade oferecida pela Metodista.
“Os alunos sabem que estão estudando em uma das melhores universidades do país na modalidade a distância. Os professores, por sua vez, estão vendo agora o fruto do trabalho deles”. A pró-reitora lembra também que o reconhecimento dos cursos auxiliará nos planos de expansão da Universidade na modalidade a distância. A partir do reconhecimento, a Metodista pode apresentar ao MEC uma lista de novos polos, aumentando sua abrangência.
Em relação à nota obtida pelo curso de Teologia, a professora recorda que foi alcançada após diversas avaliações e visitas de equipes do MEC. “Nos três aspectos - organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura-, tanto na sede quanto nos polos visitados, conseguimos ter nível de excelência”, comemora a professora. Outros cursos da modalidade EAD da Metodista continuam sendo avaliados e visitados, aguardando o reconhecimento do MEC.
Caroline F. Mussato
Comunicação e Marketing
INSTITUTO AMERICANO DE LINS - IAL