Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Dia da Consciência Negra - Deus não faz acepção de pessoas!

Dia da Consciência Negra - Deus não faz acepção de pessoas!

por marcello publicado 17/11/2023 18h03, última modificação 17/11/2023 18h03
Dia da Consciência Negra - Deus não faz acepção de pessoas!

O dia 20 de novembro se tornou um marco de combate ao racismo no Brasil. Nesse dia, em 1695, o líder quilombola de resistência à escravidão, Zumbi dos Palmares, foi morto. Em 10 de novembro de 2011 foi aprovada a Lei n.º 12.519 instituindo o dia da Consciência Negra no país.

O racismo escreveu uma das piores páginas da história humana. Apesar de haver muitos avanços, ainda se faz necessário profundas mudanças estruturais na sociedade, onde as oportunidades e correções de rumos sejam feitas. Uma das frases que sintetiza esta mudança profunda é: “Não basta não ser racista, é necessário ser antirracista”.

As pessoas foram criadas por Deus, e trazem em si a imagem e semelhança do criador. O apóstolo Pedro alegou que o racismo é contrário ao propósito de Deus, ao declarar: "agora eu sei que, de fato, Deus trata a todos de modo igual, pois ele aceita todos os que o temem e fazem o que é direito, seja qual for a sua raça" (Atos 10.34).

Se faz necessário uma profunda reflexão e que o resgate do respeito ao ser humano ocorra quanto antes, com um maior engajamento de todos para que as mudanças estruturais de fato aconteçam. Chega de opressão, exploração e discriminação!

Que Deus abençoe a todos! Um grande abraço e até a próxima,

Flávio Trindade Antunes
Pastoral Escolar e Universitária do Colégio Metodista Americano de Porto Alegre