Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Dia Mundial do Meio Ambiente

Dia Mundial do Meio Ambiente

por marcello publicado 05/06/2019 11h07, última modificação 05/06/2019 11h07
Dia Mundial do Meio Ambiente

“Nas suas mãos estão as profundezas da terra, e as alturas dos montes são suas. Seu é o mar, e ele o fez, e as suas mãos formaram a terra seca. Ó, vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do Senhor que nos criou”. (Salmos 95:4-6)

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado no dia 05 de junho e o objetivo é chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que por muitos anos foram considerados inesgotáveis. A Organização das Nações Unidas escolheu esta data durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano em Estocolmo ocorrida no dia 05 de junho de 1972.

É um momento não só de reflexão, como também de ação em defesa da vida. Todos e todas somos chamados e chamadas a contribuir para que as sociedades caminhem rumo à sustentabilidade e para que haja de fato uma harmonia entre o desenvolvimento socioeconômico e a conservação da natureza.

O texto bíblico que faz parte do Salmo 95 demonstra um reconhecimento do poder sustentador de Deus sobre toda a criação e nos convida para O adorarmos por fazermos parte desta manifestação criadora e sustentadora. Falamos e refletimos  muito sobre o nosso relacionamento com Deus e com o nosso próximo e esquecemo-nos de refletir sobre a importância do nosso relacionamento com a criação. Este texto chama a nossa atenção para uma adoração que parte de um coração grato pela ação criadora de Deus.

E assim como cremos que é importante destacar e valorizar nossa relação com Deus e com o nosso próximo como propósitos de uma harmonia entre todos e todas, há também, como propósito de Deus, o desejo que valorizemos e busquemos esta harmonia também com a natureza que Ele criou. Nós que temos uma experiência de fé e vida com o Senhor que tudo criou temos abandonado a natureza nas mãos apenas dos físicos, geólogos e biólogos, distorcendo nossa missão de mordomos a serviço do Supremo Rei. As consequências dessa postura é a adoção de um estilo de vida que nos leva a um distanciamento do ambiente. Na verdade, cuidar do planeta é uma premissa que existe desde o inicio de nossa história. Somos os mordomos, somos os administradores.

Em Gênesis 2.15 está escrito: “tomou, pois, o Senhor Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar”. Precisamos, sim, cuidar, ser sustentáveis, entender que vivemos em um mundo com recursos finitos. E assim como nos foram dadas por Deus as condições para crescermos no jardim, também foi nos dado o poder e a capacidade de cuidar deste mesmo jardim que é o nosso mundo.

Uma passagem do Novo Testamento que tem relação com Gênesis 2.15 é o texto de Mateus 25.14-29, que conta a história de um senhor que deixou talentos (recursos) para seus mordomos, de forma que estes cuidassem e os fizessem prosperar. Um dia este senhor voltou para cobrar o que é seu.

Neste dia que comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente, que seja também um dia para nos lembrar que o nosso Senhor voltará e quando Ele voltar, qual o tipo de planeta entregaremos a Ele?


Reverendo João Marcos Garcia de Matos
Pastoral Escolar e Universitária
Instituto Metodista Granbery
Juiz de Fora – MG