Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Dia Nacional de Ação de Graças - 2023

Dia Nacional de Ação de Graças - 2023

por marcello publicado 23/11/2023 09h51, última modificação 23/11/2023 09h51
Dia Nacional de Ação de Graças - 2023

“Em tudo, dai graças” 1ªTes. 5,18

No ano de 1909, Joaquim Nabuco, Embaixador do Brasil nos Estados Unidos, assistiu a um Culto de Ação de Graças nos EUA. Ficou tão impressionado que declarou: “quisera que toda a humanidade se unisse, num mesmo dia, para um universal agradecimento a Deus.”

Em 1949, foi votada no Congresso Nacional e sancionada pelo Presidente Eurico Gaspar Dutra, a Lei nº 781, que instituiu no Brasil o Dia Nacional de Ação de Graças.

O Dia de Ação de Graças é comemorado na quarta quinta-feira do mês de novembro e é o dia especialmente dedicado à GRATIDÃO.

Como expressão da nossa confessionalidade, estendemos aos nossos alunos, professores e funcionários o desejo de que, por meio de pequenos atos, possamos expressar agradecimentos e que estejamos com os corações abertos para as incontáveis manifestações de Deus a nossa volta, com uma capacidade de admirar e sentir júbilo na vida diária.

Reconhecemos a soberania de Deus, quando somos capazes de expressar a gratidão. Ela nos faz olhar além das circunstâncias! O Apóstolo Paulo no texto acima está dizendo: “EM TUDO DAI GRAÇAS”.

Li essa semana uma postagem que falava sobre a diferença entre “em tudo” e “ por tudo”. Há uma grande diferença nessas duas frases, as vezes confundimos gratidão “em tudo” com gratidão “por tudo”. Por isso passamos a maior parte da vida frustradas por não saberem interpretar com sabedoria as situações que enfrentam.

Dar graças “por tudo”, seja bom ou ruim, que por ventura venha a nos acontecer é creditar, depositar esse “por tudo” na conta de Deus. “Em tudo”, Deus intervém, como forma de proporcionar livramentos e crescimento em nossas vidas. Dar graças “em tudo” é reconhecer, em meio a quaisquer circunstâncias, que há um propósito e haverá um recurso.

Dar graças “em tudo” nos ensina que a diferença na vida não é passar ou não pelos vales, mas como passar por eles. Ser grato é saber compreender o propósito, mesmo sem saber o porquê. É crer, ainda que sem entender, que “todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus” (Rm 8.28).

Que neste dia e não somente neste dia em que celebramos o Dia Nacional de Ação de Graças, mas em todos os dias e em tudo, possamos ser gratos ao Senhor, em tudo que passamos e expressarmos a nossa gratidão pelas pessoas que Deus tem colocado à nossa volta, para servir, ajudar e colaborar.

“Não paro de agradecer a Deus, por causa de vocês” Efésios 1:16

Reverenda Márcia Célia Pereira
Coordenadora da Pastoral Escolar e Universitária do IEP- Unimep e Colégio Piracicabano