Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Reflexão de Páscoa - 2024

Reflexão de Páscoa - 2024

por marcello publicado 28/03/2024 15h27, última modificação 28/03/2024 15h27
Reflexão de Páscoa - 2024

No Antigo Testamento, a Páscoa é descrita como uma festa de origem judaica que comemora a liberdade do povo hebreu liderada por Moisés, após longos anos de escravidão no Egito. Já no Novo Testamento, é relatado o mesmo sentido de libertação e de esperança.  

A Páscoa cristã surge posteriormente como a comemoração da ressurreição de Jesus Cristo. É uma das mais importantes celebrações no calendário religioso, por representar a ressurreição de Jesus Cristo, o filho de Deus. É um período que nos lembra do sacrifício de Jesus na cruz, trazendo momentos de reflexão, renovação e esperança. Além disso, é uma época de reunir a família e os amigos para celebrar a vida e renovar os laços de amor e união.  

O Apóstolo Paulo foi claro quando escreveu que Cristo é o “nosso Cordeiro Pascal” que foi sacrificado (1 Coríntios 5:7). Dessa forma, nós, cristãos, não celebramos a Páscoa apenas uma vez por ano entre os meses de março e abril, mas nos reunimos para celebrar a Ceia do Senhor durante o ano todo, em memória de seu sacrifício no Calvário. Ali seu sangue foi derramado, satisfazendo a justiça de Deus, e impedindo que seu povo fosse lançado em condenação eterna.  

Todos nós sabemos que a Páscoa representa uma homenagem à ressurreição de Jesus Cristo, sendo sinônimo de “passagem” e trazendo consigo uma mensagem de esperança, amor e renovação para todos que Nele creem. Junto à nossa comunidade de Fé, podemos reforçar alguns valores a serem trabalhados na Páscoa: Fé é o primeiro passo para explicarmos o porquê celebramos a Páscoa, seguidos de esperança e interiorização.  

Na Sexta-Feira Santa, nós cristãos lembramos a morte de Cristo na cruz, o amor ao próximo, coragem, perseverança e resiliência e o início a uma vida nova. Para nós, a Páscoa significa que, pelos méritos da obra de Cristo na cruz, a ira de Deus “passou por cima” das nossas vidas, pois nos umbrais de nossas portas seu precioso sangue atestou que fomos justificados. 
 

Reverenda Fátima Martins 
Agente da Pastoral do Colégio Centenário Metodista
Pastoral Escolar e Universitária