Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Tema norteador 2024: “Empenhados pelo fim do preconceito e do racismo”

Tema norteador 2024: “Empenhados pelo fim do preconceito e do racismo”

por marcello publicado 03/04/2024 14h59, última modificação 03/04/2024 14h59

Texto Bíblico: “De um só fez ele todos os povos, para que povoassem toda a terra, tendo determinado os tempos anteriormente estabelecidos e os lugares exatos em que deveriam habitar”. Atos dos Apóstolos 17:26

O tema proposto para esse ano traz umas das ênfases contidas no Plano Nacional Missionário da Igreja Metodista, que diz que precisamos enfrentar na vida da Igreja e da Sociedade, o racismo e o preconceito, contrários as Escrituras Sagradas, que é a nossa base de fé.

Mas, como vencer o preconceito tão estrutural em nossas vidas, família e sociedade? Nós das Instituições Metodista de Ensino, cremos que através da educação via família, escola e comunidade de fé, o ser humano pode ser transformado, experimentar a mudança de mente e assim, transformar a sociedade.

Para isso, necessitamos da Graça de Deus, pois é através da graça, que é um auxílio divino que, nos apropriaremos e transmitiremos o seu amor, que derruba todas as barreiras do preconceito. A graça de Deus é dada pelo bem de todas as pessoas, como dom e responsabilidade humana. É sempre Deus quem dá a graça, colaborando para que a vida se concretize na paz e no amor a Deus e ao próximo como a si mesmo.

Somos convidados/as através deste tema, que vai nortear a nossa caminhada na educação metodista, a mudar o nosso olhar para com o outro, buscando os olhos de Deus, que vê a sua criação, o ser humano com todas as suas diferenças, e ainda continua dizendo que tudo quer Ele fez foi bom.

Refletiremos com nossos alunos (as) nas salas de aulas e atividades festivas, se empenhando pelo fim do racismo e preconceito, vivenciando assim, o Reino de Deus.

Que todas as nossas palavras e ações sejam, não somente para ensinar conteúdos programados, mas, que possamos estar juntos (as), educando com princípios e valores, com ética e respeito.

Todos (as) que trazem as boas notícias do bem, são mais do que bem-vindos/as!

Deus nos abençoe.

 

Reverenda Márcia Célia Pereira
Coordenadora da Pastoral Escolar e Universitária IEP e CONAPEU