Você está aqui: Página Inicial / Pastoral / Alimento de Fé / Alimento da Fé - 03/08/2018 - Consciência

Alimento da Fé - 03/08/2018 - Consciência

por jose.viveiros@imed.metodista.br publicado 03/08/2018 06h42, última modificação 03/08/2018 06h42
“Mas se as nossas consciências estiverem pesadas, e sentirmos que fizemos o mal, o Senhor com toda a certeza sentirá isso ainda mais do que nós, porque Ele sabe tudo quanto fazemos.” I João 3: 20.
Alimento da Fé - 03/08/2018 - Consciência

 

Leia Mateus 14: 1 – 12.    

 

            Temos prestado atenção ao falar do Senhor nos dias de hoje? As vezes a voz de Jesus é como a de João Batista nos chamando ao arrependimento.

            João foi enviado para preparar o caminho de Cristo. Ele testemunhou da santidade e do desejo de Deus em ter um povo que agisse de forma diferente das filosofias do mundo, por amor a Sua pessoa, não simplesmente para obter algo, mas por ter alcançado a maior alegria, o próprio Senhor.

            O Batista falava da necessidade de arrependimento. Era enfático em Suas afirmações, não temendo as consequências humanas, pois amava a Deus e desejava fazer Sua vontade.

            Às vezes a voz de Deus pode ser angustiante em nossa consciência, como a voz de João era algo terrível para Herodes, pois apontava os seus erros, e ninguém gosta disto. No entanto, uma advertência clara sobre o que é certo e errado é um ato da graça de Deus. Ele nos dá a chance de acordar de nossa letargia e perceber que nossa alma imortal está em jogo. Eu devo agradecer a Deus se minha consciência me lembrar de coisas que eu tenho que mudar em minha vida.

            Em meio a tudo Herodes resolve fazer uma grande festa. O que há de errado com um pouco de entretenimento? Não há nada de errado em celebrar e aproveitar oportunidades de prazer e recreação. A vida de um cristão é rica em experiências de felicidade. Mas, assim como a festa de aniversário de Herodes, existe o perigo de buscarmos entretenimento e relaxamento em todos os tipos de distrações que apenas inflamam nossas paixões, enfraquecem nossa moral e ofendem seriamente a Deus. A menos que possamos escolher sabiamente nossos prazeres, jogamos fora a riqueza de nossa herança espiritual, e a trocamos pelos encantos baratos de curta duração. Herodes acabou dando ordens para um assassinato, agindo de forma injusta, demonstrando que não era um bom rei.

            É preciso lembrar que temos a responsabilidade, mesmos nos momentos de lazer, de sermos testemunhas fiéis e buscarmos crescimento como cristãos. Devemos procurar um tempo de lazer saudável, onde possamos compartilhar nosso entusiasmo de ser cristãos, demonstrando amor pelos nossos familiares e amigos.

            Herodes teve uma segunda chance de se arrepender. Ele teve um encontro com Jesus, isto é registrado por Lucas no capítulo 24. Mesmo tendo o desejo de conhecer o Mestre, ele não faz nada quando o encontra, rejeita e zomba de Cristo. Ele tinha consciência de que havia mandado matar a João um homem inocente, e como religioso sabia que Deus teria a última Palavra. Mas, mesmo na presença de Cristo, a pura graça, Herodes rejeita.

            Quantas vezes o Pai tem nos lembrado do nosso chamado para vivermos em santidade? Percebemos quanta graça o Senhor já mostrou a nós? Por que é que ainda deixamos nos levar por aquilo que afasta-nos de Deus? Que possamos ouvir a voz do Pai Celestial à nossas consciências, não para condenar, mas para que haja mudanças significativas e duradoras em nossa forma de ser.

 

Oração: Jesus que bom que temos sido iluminados em nossa consciência, através das Boas Novas do Evangelho. Senhor nos ajude, pois existem momentos que parecemos estar surdos a Tua voz, insensíveis aos Teus ensinos. Obrigado pela paciência e bondade para conosco. Amém.