Você está aqui: Página Inicial / Pastoral / Alimento de Fé / Alimento da Fé - 06/08/2018 - Pedindo com Fé

Alimento da Fé - 06/08/2018 - Pedindo com Fé

por jose.viveiros@imed.metodista.br publicado 06/08/2018 06h47, última modificação 06/08/2018 06h47
“Jesus respondeu: "Mulher, grande é a sua fé! Seja conforme você deseja". E naquele mesmo instante a sua filha foi curada”. Mateus 15: 28.
Alimento da Fé - 06/08/2018 - Pedindo com Fé

 

  

Leia Mateus 15: 21 – 28.    

 

            Quando oramos se faz necessário juntarmos a confiança de que Deus nos ouve e poderá fazer ou não o que pedimos, porém de uma forma ou outra seremos atendidos.

            Não poderíamos chamar a oração desta mulher Cananéia de corajosa, isto seria afirmar que a oração depende da ação humana, chamaremos de adequada. Paulo diz no livro de Romanos que “não sabemos orar como convém”. 

            Muitas vezes somos relutantes e tímidos em pedir, mas isto se deve a não orarmos de forma adequada. A oração tem coma primeira finalidade nos conectarmos a Deus, e depois e não antes vem a resolução ou não do problema da forma como queremos. 

Cristo quer que sejamos adequados na oração! Algumas pessoas pensam que Deus tem obrigação de atendê-las. Será? Mais do que Ele já nos concedeu através de Jesus?

Quando oramos temos que aprender e entender que o Senhor está presente. Certas pessoas oram como se Deus estivesse distante e fosse inteiramente desconhecido. Sendo Deus onisciente (conhece tudo ao mesmo tempo), oramos não para que Ele conheça os nosso problemas, oramos para que possamos nos harmonizarmos à Sua vontade. Este tipo de oração jamais incomodará Jesus, e Ele terá prazer em responder, e fiaremos satisfeitos com a Sua resposta, mesmo sendo contrário ao que gostaríamos que fosse.

Entendemos que a oração não é para despertar ou chamar a atenção do Senhor. É uma declaração de dependência, nos humilhamos reconhecendo nossa impossibilidade, diante das coisas da vida, por isso precisamos da graça que capacita.

            Nosso orgulho e cuidado com o que os outros pensam, muitas vezes nos impede de pedir algo de que precisamos. A mulher Cananéia não parecia se importar: apresentou-se como mendiga diante de Cristo e dos outros. Agora o texto do evangelho diz: “Mas ele não respondeu.” Alguém poderia pensar que Cristo respondeu à sua humildade com uma resposta bastante fria e até mesmo degradante. Cristo foi insensível? Não, Ele quis nos ensinar que a oração é uma busca pela ação divina, é que muitas vezes precisamos expor nossa fragilidade como está mulher fez, expressando uma fé simples. Muitas vezes há muitas razões para que Cristo não ouça diretamente nossas orações.

            Uma oração eficaz brota de um coração humilde. Somos insensíveis quando somos feridos ou magoados. Esta mulher Cananéia já havia sido ferida pela condição de sua filha e pela repreensão dos discípulos. Se ela não tivesse tido uma fé e esperança tão simples, as palavras de Cristo poderiam ter sido demais para ela. Se estamos feridos, podemos tirar conclusões erradas e nos sentirmos atacados. Uma vez que o nosso orgulho é ferido, muitas vezes somos cegos para o bem que alguém quer que façamos. Quantas almas viveram longe de Jesus por muitos anos por causa de suas feridas passadas e cegueira para a ação muitas vezes misteriosa de Deus?

 

Oração: Senhor muitas vezes por causa da mágoas e dores deixamos de orar, pensando que não seremos ouvidos. Nos perdoe por termos uma compreensão errada da Tua pessoa e da vida de oração. Amém.