Você está aqui: Página Inicial / Pastoral / Alimento de Fé / ALIMENTO DA FÉ - 13/12/2018 - Deus entra na história

ALIMENTO DA FÉ - 13/12/2018 - Deus entra na história

“Assim como está escrito no livro das palavras do profeta Isaías: “Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, tornai retas as suas veredas”. Lucas 3: 4.
ALIMENTO DA FÉ - 13/12/2018 - Deus entra na história

 

Leia Lucas 3: 1 – 6.

 

           O caminho para o Senhor passa pelo nosso coração que precisa estar sensível à Sua voz, disposto a transpor os vales e aplainar montanhas, para obter o verdadeiro tesouro, o real sentido para viver e gostar da vida. 

            Lucas nos mostra através deste texto dos Evangelhos, como o cristianismo difere de todas as outras religiões do mundo. O cristianismo não é baseado em um mítico esforço frágil do homem para transcender sua existência terrena para obter uma visão válida do Divino.

Em vez disso, o cristianismo é, em sua essência mais interna, uma religião "histórica". Com a encarnação, o próprio Deus como pessoa realmente entra na história.

Houve uma longa pausa desde a última intervenção pública de Deus na história de Israel pelos profetas. Então, de repente, no deserto, a Palavra de Deus chega a João, filho de Zacarias. A missão de João é proclamar e preparar o caminho para o Filho de Deus, o Redentor, cuja vinda determinará toda a história.

            João Batista se torna nosso companheiro, um anunciador do Advento. Ele exige: "Prepare o caminho" para que Cristo possa entrar em nossas vidas.

Qual é a primeira coisa necessária para tornar os caminhos para Deus retos? Somos chamados a renovar o nosso "arrependimento". Toda confissão é uma renovação da graça, que trouxe a boa notícia, Cristo nos aceitou, e reina em nossos corações. Como diz o profeta Isaias: “Como são maravilhosos, sobre as colinas, os pés do mensageiro que anuncia as Boas Novas, que comunica a todos a Paz, que traz boas notícias, que proclama a Salvação, que declara a Sião: “O teu Deus reina!” Isaías 52: 7.

Essa transformação interior da nossa vida é o fruto da presença de Cristo, que se tornou o novo e vivo caminho, entrando em nossas vidas e escrevendo uma nova história.

            "A salvação de Deus"   O tema central do Evangelho de Lucas é a salvação. Está palavra no Evangelho e no livro de Atos dos Apóstolos, aparece aproximadamente trinta vezes. Cristo é nosso Salvador em seu papel mais importante. Ele nos salva não somente através de seu sofrimento e morte na cruz, mas também com cada milagre que realiza, toda instrução que Ele nos dá e com todo ato que o identifica como o Messias prometido. Fazendo parte de nossa nova história de vida.

            Que tenhamos a certeza de que Cristo mudou a história no passado e continua mundano a história no presente. Ele continua conosco todos os dias, “nunca jamais nos abandonará”. A encarnação do filho de Deus, Jesus, trouxe a possibilidade de uma manifestação de Sua graça de forma ilimitada, que se renova a cada dia, assim como Sua misericórdia.

 

Oração: Senhor, Te agradecemos, por teres entrado em nossa história e a transformado de pranto em expressão de alegria. Por nós iluminar com a presença do Espírito Santo. Dê-nos força para cumprir fielmente Sua vontade. Amém.