Você está aqui: Página Inicial / Pastoral / Alimento de Fé / Alimento de Fé - 03/12/2018 - Ser ou não Ser?

Alimento de Fé - 03/12/2018 - Ser ou não Ser?

por jose.viveiros@imed.metodista.br publicado 03/12/2018 06h33, última modificação 03/12/2018 06h33
“Ai de vós, doutores da Lei e fariseus, hipócritas! Porque sois parecidos aos túmulos caiados: com bela aparência por fora, mas por dentro estão cheios de ossos de mortos e toda espécie de imundície!” Mateus 23: 27.
Alimento de Fé - 03/12/2018 - Ser ou não Ser?

 

Leia Mateus 23: 27 – 32.       

 

            Somente quando temos o toque purificador de Deus em nossos corações, poderemos nos libertar de toda a hipocrisia, possibilitando o vivermos em humildade, despojando-nos de toda atitude farisaica, dando um bom testemunho, pela fé.  

            Nem sempre o que vemos é o que recebemos, ainda mais quando compramos através da internet. Por isso podemos entender a indignação de Jesus que via um certo discurso dos fariseus, mas a prática era totalmente contrária.

            Uma das queixas mais duras feitas pelo Mestre, foi contra a hipocrisia daqueles a quem foi confiada a importante tarefa de guiar o povo de Deus. Eles foram chamados a compartilhar a esperança da promessa de Deus de redimir o povo: "Eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus" (Jr 24: 7).

Sua vaidosa justiça, porém, não passava de licenciosidade e impunha ônus aos israelitas, que quase os levaram ao desespero. Em vez de ajudar o povo de Deus a se afastar do pecado e voltar-se para uma vida de fidelidade ao amor do Pai, eles enganavam ao povo, que estava aberto à instrução religiosa, em busca do próprio lucro.

            Existe uma ruptura entre nós e o Pai, quando queremos agradar mais aos homens do que a Deus. Muito respeito pelas opiniões dos outros, pode se tornar em uma armadilha mortal.

Isto tem um efeito suicida e um poder mortal para diminuir a eficácia do coração apaixonado. Muito respeito pela opinião das outras pessoas torna o amor de Deus e às pessoas infrutíferos, porque não é nada mais do que arrogância, disfarçada de medo, dúvida ou desejo de não ferir os sentimentos dos outros.

Por outro lado, o verdadeiro amor testemunha a verdade, independentemente das consequências que possam estar associadas a ela – até mesmo perseguição ou espada (Romanos 8:35).

            Os ancestrais dos fariseus mataram os profetas porque eles traziam e denunciavam as mazelas da nação, de acordo e em nome de Deus. Agora, ironicamente, Jesus exorta os fariseus a se mostrarem dignos de sua herança. Jesus se distanciou dos professores de religião de seu tempo. Ensino sem amor gera atitude farisaica. 

Ao contrário dos fariseus e sacerdotes do templo, que haviam se tornado mercenários para os israelitas, Jesus era o bom pastor. Jesus instituiu um novo sacerdócio, fundado por conta própria: o do servo sofredor de Deus, o cordeiro da Páscoa, o Messias. Opondo-se ao ministério farisaico.

Somente quando estamos na presença de Deus e influenciados por Sua vida então podemos verdadeiramente SER “novas criaturas”. 

 

Oração:  Senhor Jesus, cremos que és "o caminho, a verdade e a vida" (João 14:6). Humildemente que possa escrever através de nossas vidas uma nova história. Amém.