Você está aqui: Página Inicial / Pastoral / Alimento de Fé / Alimento de Fé - 04/09/2018 - Enviados por Jesus

Alimento de Fé - 04/09/2018 - Enviados por Jesus

por jose.viveiros@imed.metodista.br publicado 04/09/2018 06h31, última modificação 04/09/2018 06h31
“Igualmente os enviou para proclamar o Reino de Deus e curar os doentes”. Lucas 9: 2.
Alimento de Fé - 04/09/2018 - Enviados por Jesus

 

 

Leia Lucas 9: 1 – 6.

 

No grego temos a palavra “Apostellein”, a qual é traduzida por apóstolo. “Apóstolo” significa aquele que é enviado, um mensageiro ou embaixador. Ele é um representante legitimo daquele que lhe enviou. Neste sentido todos nós somos apóstolos, não na posição, mas na missão. 


Jesus nos envia para fora das quatro paredes do templo. Saímos do templo para manifestarmos a Igreja, corpo de Cristo. Jesus nos convida para participarmos de sua missão. 


Ele não faz isso porque absolutamente precisa de nós, mas por amor nos concede este privilégio. Ele poderia fazer tudo sozinho. Mas Ele nos chamou para sermos suas testemunhas. Como temos respondido a este convite de Jesus? Estamos nos colocando à Sua disposição? Creia, quando o Senhor nos chama não somente somos capacitados, mas apoiados pela Sua presença real. 


Precisamos aprender a confiar na Providência de Divina. Jesus envia seus discípulos sem lhes dar segurança humana (sem pão, sem dinheiro, sem uma segunda muda de roupa ...).

Como os discípulos devem saber se estarão preparados para enfrentar todos os desafios sem a certeza da proteção? Confiando apenas na palavra de Cristo! 


A única coisa que eles sabiam é que Jesus lhes disse que não se importassem com coisas secundárias. A palavra de Jesus é a única garantia que eles terão como sustento na caminhada. Jesus os convidou a confiar na providência de Deus. E eles percebem ao se relacionarem com Deus, que Ele jamais nos desaponta. Como temos confiado em Deus nos dias de hoje? Temos a certeza de que Ele se importa conosco? Temos que colocar tudo nas mãos de Deus. 


Mesmo sendo enviados por Jesus, não significa que não haverá dificuldades no caminho. É preciso lembrar que nosso papel como cooperadores de Cristo é pregar o evangelho, sabendo que as pessoas têm o livre arbítrio de aceitar ou não. A fé não é algo que podemos impor as pessoas. A fé nasce do relacionamento com Jesus, nossa missão é proporcionar as pessoas um encontro com o Mestre. 


Jesus sabendo disso, advertiu aos seus discípulos, que eles não são seriam bem recebidos em todas as cidades. Ao mesmo tempo, Ele mostra que isso não é sinal de fracasso da parte dos discípulos. Os altos e baixos fazem parte da vida. Mesmo que os discípulos não tenham sucesso em uma cidade, eles devem saber que fizeram o melhor possível, e isso por si só conta aos olhos de Jesus. Muitas vezes, eu não posso influenciar as ações dos outros e determinar como as coisas vão sair, nem mesmo em minha vida. A única coisa que Deus me pede é para ser uma testemunha fiel e verdadeira.


Jesus está confiando a nós a mesma missão da qual participaram os primeiros discípulos. Ele nos tem confiado este importante ministério. Se faz necessário estarmos mais atento ao falar de Jesus nestes dias, e vivermos inteiramente na dependência D’Ele. Ele nos fortalecerá através da sua presença, então o caminho a ser percorrido será suavizado pela graça.


Oração: Jesus obrigado pelo privilégio de pregarmos e vivermos o evangelho. Que o Senhor nos torne fiéis ao testemunharmos e íntegros no nosso proceder. Amém.