Você está aqui: Página Inicial / Pastoral / Alimento de Fé / Alimento de Fé - 07/06/2018 - Pão e Vida

Alimento de Fé - 07/06/2018 - Pão e Vida

por jose.viveiros@imed.metodista.br publicado 07/06/2018 07h09, última modificação 07/06/2018 07h09
“Disseram eles: "Senhor, dá-nos sempre desse pão!". João 6: 34.
Alimento de Fé - 07/06/2018 - Pão e Vida

 

Leia João 6: 30 – 36.

 

Sempre lemos na história do povo hebreu que saiu do Egito, durante quarenta anos eles forma alimentados com o “Maná”. Está palavra é expressão de curiosidade “Que é isto!”. Durante todo o período do deserto, a cada manhã cai próxima da tenda do povo uma fina camada, que não tinha uma forma específica, porém o gosto era como o de bolo de mel. Os israelitas só coletavam tanto maná quanto pudessem consumir em um dia, exceto quando precisavam se preparar para o sábado. Era um lembrete constante de que sua vida estava nas mãos de Deus. Sua provisão era uma ocorrência diária. Jesus ensina a seus discípulos que esse milagre diário era um antegozo de algo mais elevado: Jesus é o verdadeiro pão que vem do céu e dá vida ao mundo. Nós recebemos a sua vida pela fé: "Nos dê o pão de cada dia hoje. "


A cada momento do nosso viver precisamos ser alimentados com o Pão da Vida. Um antigo ditado diz que: “Saco vazio não para em pé”. Podemos dizer que um cristão que não se alimenta de Cristo, não consegue permanecer em pé nestes dias, em que os homens são arrogantes e amantes de si mesmo, um mundo que jaz na presença do mal. 
Assim como o alimento para o ser humano é algo fundamental, ter comunhão com Jesus é essencial. E da mesma forma que lemos em algumas embalagens de alimentos: “Dose diária recomenda”, o nosso relacionamento precisa ser 24 horas por dia 7 dias da semana, momento a momento. A verdade é que precisamos de Deus, e no fundo sabemos que sem Ele somos infrutíferos e vazios. Nós não podemos ser felizes sem Deus. Mesmo se ainda estivermos ocupados fazendo muitas coisas. Só Deus nos dá significado e substância para nossas vidas - "Dê-nos o pão de cada dia hoje".


"Eu sou o pão da vida, quem vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede". Em vários lugares no Evangelho de João temos um série de declarações que começam com a expressão: “EU SOU”; A ressurreição, O Pão da vida, O Caminho a verdade e a Vida. Podemos entender este texto com àquele que encontramos em Êxodo 3: 14, quando Deus se revela a Moisés e diz: “EU SOU O QUE SOU”. Este nome era tão sagrado que ninguém podia pronunciá-lo, exceto o sumo sacerdote em Yom Kippur, o Dia da Expiação.
Quantas vezes tenho fome e sede das coisas que não são Deus? Quantas vezes estou sobrecarregado com as coisas transitórias deste mundo? Se Deus não tem a prioridade em nossas vidas, então tudo o mais fica desequilibrado. "Primeiro, busque o reino de Deus". 
Jesus é a nossa vida. Ele é o pão da vida. Assim como não podemos viver sem comida, nossa alma não pode ficar sem Ele. Como podemos esperar, sustentar a vida divina que Deus colocou em nós, sem o alimento certo. "Dê-nos nosso pão diário hoje".

Oração: Jesus, ajude-nos a colocá-lo sempre em primeiro lugar em nossa vida. Muitas vezes perdemos o equilíbrio por não nos alimentarmos de forma adequada. Nos perdemos em preocupações mundanas e humor passageiro. Ajude-nos a lutar pela comida que alcança a vida eterna. Sem isso, pereceremos. Precisamos de toda a Sua graça em nossas vidas. Amém.