Você está aqui: Página Inicial / Pastoral / Alimento de Fé / Alimento de Fé - 11/09/2018 - Conhecendo a Cristo!

Alimento de Fé - 11/09/2018 - Conhecendo a Cristo!

por jose.viveiros@imed.metodista.br publicado 11/09/2018 06h29, última modificação 11/09/2018 06h29
“Então Jesus interpelou: “Mas vós, quem dizeis que Eu sou?” Mateus 16: 15.
Alimento de Fé - 11/09/2018 - Conhecendo a Cristo!

 

Leia Mateus 16: 13 – 19.       

 

           A vida cristã é comparada a uma caminhada pelo caminho que é Cristo. Mais do que ter conjecturas sobre quem é Jesus, a vida cristã é um relacionamento construído dia a dia, momento a momento, o que proporcionará uma fé com base mais consistente.

            Jesus não estava tento uma crise de identidade. Ele não estava interessado no que as pessoas estavam “pensando” a seu respeito. Ele queria saber o que os discípulos pensavam. Realmente o conhecia ou estava caminhando com dúvidas em seus corações?

            O teste para que haja um relacionamento maduro, passa pelo conhecimento que as pessoas têm umas da outras.

            Em alguma momento, em um relacionamento amoroso a pessoa perguntará a outra, com seriedade sobre o quanto a ama. Se realmente a conhece e sabe quais são as suas reais necessidades.

            Depois de algumas semanas de ensino, o professor quer saber com que seriedade se os seus alunos estão estudando, então aplica uma prova para testar o conhecimento da classe.

Da mesma forma, Jesus pensando nos discípulos ao indagar. Qual o significado que tenho na vida de vocês? Sou apenas uma idealização humana ou me reconhecem como sendo verdadeiramente o Messias? Sou apenas um curador, ou você se sente amados por mim?

Podemos entender que Jesus estava trazendo para os seus discípulos, uma lição, para que eles não tivessem uma “teologia” (compreensão sobre Deus) errada, pois se assim acontecesse não haveria nenhuma possibilidade de terem uma fé genuína, capaz de resistir as tentações da vida.

            Pedro então testifica que Jesus é o Cristo, o Messias. E Jesus responde que esse conhecimento é algo que transcende a toda compreensão humana, vem de Deus. O Pai, reconhece a Jesus e confirma que Ele é o Cristo, o Messias prometido.

Repetidas vezes, vemos as pessoas procurando explorar a natureza de Jesus, a mente e métodos de pesquisa, puramente dentro de uma lógica humana. Mas será possível compreendermos uma pessoa em sua totalidade apenas com a mente?

Conhecer outra pessoa exigi um contato pessoal, acima de tudo ter a disposição de andar juntos. Podemos ler biografias de pessoas importantes, porém teremos apenas um vislumbre de alguns aspectos da personalidade, mas não podemos afirmar que conhecemos tudo sobre ela.

Para conhecer a Cristo, precisamos buscar uma revelação que transcende a toda interpretação humana. Se faz necessário a leitura da Bíblia, não apenas como o relato da história da fé e de Deus, mas como um texto inspirado, que nos levará a uma dimensão da oração como forma de diálogo com Jesus.   

            Que a cada dia possamos buscar um relacionamento mais profundo com Cristo. Tendo o conhecimento correto de quem Ele é, sabendo que o Seu poder extrapola e abrange céus e terra, é que não há impossíveis que não possam se tornar possíveis pela Sua ação de amor.

  

Oração:  Jesus, acreditamos em Ti. Sabemos que viestes a este mundo, por amor a nós. Queremos viver mais próximos de Ti, experienciando este amor. Amém.