Você está aqui: Página Inicial / Pastoral / Alimento de Fé / Alimento de Fé - 12/08/2018 - Calma apesar da Tempestade

Alimento de Fé - 12/08/2018 - Calma apesar da Tempestade

"Tomai vosso lugar em minha canga e aprendei de mim, porque sou amável e humilde de coração, e assim achareis descanso para as vossas almas”. Mateus 11: 29.

 

Leia Mateus 11: 28 – 30.     

 

 

            Quando tomamos a decisão de seguir a Cristo em todos os momentos, com certeza não faltará refrigério (alívio, descanso) para a nossa alma.

            Nossa vida cotidiana é uma correria, existem muitas exigências diárias a serem cumpridas. Há muita reclamação das outras pessoas, revelando suas insatisfações e nós não ficamos fora disto, murmuramos também. Diante disso fica fácil compreender o por que as pessoas estão sobrecarregadas e cansadas, é impossível controlar as coisas e muito menos agradarmos todas as pessoas que estão ao nosso redor. Não conseguimos manter o padrão de alto rendimento e as exigências altas que nos mesmos impomos.

            Jesus não nos cobra além do que Ele mesmo não tenha feito, além disso propõe que nos ajudará em todo nosso caminhar, nunca estaremos sozinhos. O Mestre não é um rei que impõe Sua vontade, mas um amigo, que é manso e humilde. Ele convida a todos os que estão cansados e sobrecarregados, para obterem alivio, através D’Ele. Quem hoje em dia não anda sobrecarregado? Então o convite é para todos. 

            O fruto da nossa comunhão com Cristo é o alívio. O alívio somente acontece na caminhada da fé, através da aprendizagem experiencial, de cada discípulo. Não haverá um conjunto de regras, ou uma cartilha de “Como Fazer”, será sempre um convite de Jesus “venham andar comigo”. Não será como diz a velha expressão: “Calma após a tempestade”, e sim “Paz apesar da tempestade”. Pois não temos uma fé circunstancial, a nossa confiança é na Pessoa do Senhor, e somente poderemos nos abalar caso Ele mude, mas como a Bíblia afirma: “Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há oscilação como se vê nas nuvens inconstantes”. Tiago 1: 17. 

            Jesus nos ajuda a carregar nosso fardo e nos oferece Seu jugo. O que é um jugo? É uma peça de madeira usada para atrelar bois a carroça ou arado. O mestre foi carpinteiro então provavelmente fez muitos jugos. O interessante é que cada julgo era personalizado, pois havia animais de todo o tamanho e peso. Então era feito um jugo que pudesse se encaixar perfeitamente a cada animal, e geralmente eles não andavam sozinhos, eram em “parelha”. Jesus está sempre ao nosso lado e está pronto para nos ajudar quando solicitado. Com Sua Graça podemos lidar com as situações que nos arruinariam se fossemos tratar apenas com a sabedoria deste mundo. Desta forma ter paz interior não será algo irreal, mas algo presente mesmo diante das intempéries da vida.

 

Oração: Senhor, as suas Palavras são como um bálsamo para as almas feridas, cansadas e sobrecarregadas. Queremos aceitar Teu convite para aprender de Ti. Que o alivio que recebermos seja fruto da nossa comunhão contigo. Amém.