Você está aqui: Página Inicial / Pastoral / Alimento de Fé / Alimento de Fé - 13/08/2018 - Graça de Deus

Alimento de Fé - 13/08/2018 - Graça de Deus

por jose.viveiros@imed.metodista.br publicado 13/08/2018 06h51, última modificação 13/08/2018 06h51
“Pois o Reino dos céus é como um proprietário que saiu de manhã cedo para contratar trabalhadores para a sua vinha”. Mateus 20: 1.
Alimento de Fé - 13/08/2018 - Graça de Deus

 

Leia Mateus 20: 1 – 16.

 

Um dos aspectos da vida cristã que não podemos esquecer, pois é fundamental é a graça de Deus. É através dela que somos capacitados a vivermos cada momento mesmo diante das adversidades. 

Graça e sempre uma nova chance. Há sempre uma chance. Aceitar que perdemos a última chance de fazer algo é uma das piores experiências. Isso pode acontecer em todas as situações da vida: nas oportunidades de emprego, na admissão na universidade, etc. Por outro lado, na vida espiritual há sempre a oportunidade de viver somente para Deus, a chance de deixar o passado ser passado. Há sempre uma chance de começar de novo. Por que isso? Porque Deus nos dá o tempo na terra para nos aproximarmos mais D’Ele. Mesmo quando caímos, Ele sempre nos dá forças para levantar. Se perdermos a graça, nossa força espiritual, podemos recuperá-la através do arrependimento e da comunhão com Cristo.


Graça significa que podemos esperar mais do que merecemos. Do ponto de vista humano, a recompensa descrita neste trecho do evangelho parece ser injusta. Aqueles que trabalham mais também devem receber mais em comparação com quem trabalha menos. Esquecemos facilmente que, do ponto de vista espiritual, tudo é um presente. Nossa natureza humana não oferece nada que possa exigir misericórdia. À medida que seguimos os imperativos de Cristo, o fazemos por amor e não por recompensa. É um dever que tem como base o amor, então o fazer não pode nunca ser uma forma de pedir a Deus que nos retribua, o fazer é uma capacitação da graça. Portanto, Cristo nos lembra: "Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos somente o que devíamos fazer”. Lucas 17:10.


Deus é sempre generoso para conosco. A generosidade de Deus é uma expressão de Seu amor por nós. Ele conhece todos e cada um particularmente. Sabe que as necessidades de alguns são maiores que as dos outros. Paremos de pensar que Deus ama algumas pessoas mais do que outras. Deus é contra a injustiça. Nós devemos aos outros amor e respeito porque todas as pessoas têm o mesmo valor. Devemos adoração e amor a Deus porque Ele é nosso Pai Criador e Cuidador. Mas Deus não deve nada a suas criaturas. Tudo o que Ele nos dá, é dado voluntariamente e é fruto do seu infinito amor. É muito fácil tratar Deus pelos padrões humanos e esquecer que ele é Deus. O melhor presente que ele nos dá é a sua graça.
Temos que reconhecer que em muitos casos julgamos mal algumas situações que aconteceram em nossas vidas, que achamos que forma injustas. Mas com o passar do tempo, entendemos que o melhor aconteceu.


Em todos os momentos da vida, não podemos perder a percepção de que o mais importante é termos a graça capacitadora de Cristo, assim com certeza seremos verdadeiramente felizes.

Oração: Senhor queremos agradecer por Tua imensa graça. Perdoe-nos quando achamos que alguma coisa é injusta, que não merecíamos. Abra os nossos olhos para a Sua verdade hoje e sempre. Amém.