Você está aqui: Página Inicial / Pastoral / Alimento de Fé / Alimento de Fé - 14/08/2018 - Roupas adequadas

Alimento de Fé - 14/08/2018 - Roupas adequadas

por jose.viveiros@imed.metodista.br publicado 14/08/2018 06h52, última modificação 14/08/2018 06h52
“E disse-lhe: Amigo, como entraste aqui, não tendo veste nupcial? E ele emudeceu”. Mateus 22: 14.
Alimento de Fé - 14/08/2018 - Roupas adequadas

 

Leia Mateus 22: 1 – 14.

 

Será que temos reconhecido realmente o valor inestimável de Cristo? Estamos buscando de forma adequada, objetivando agradá-Lo em tudo o que fizermos? 


Infelizmente saber não significa fazer. Muitos cristãos o são apenas na exterioridade, mas interiormente buscam fazer a própria vontade em detrimento do querer do Senhor. 


Deus nos convida a aceitar livremente a nossa comunhão com Ele, este chamado é o convite da graça. Tristemente as pessoas abusam da liberdade para dar ocasião “carne”, e assim perdem a possibilidade de terem àquilo que realmente traz a alegria, a presença de Cristo. Fomos criados para o louvor de Deus, e quando não vivemos desta forma, negamos o amor ao criador e negamos a nós a alegria da salvação. O Senhor merece que o coloquemos em primeiro lugar, a partir deste momento recebemos a orientação para vivermos de forma adequada aos padrões de Deus.


Esta passagem do evangelho nos ajuda a lembrar que tipo de liberdade temos. Nós não temos liberdade absoluta. Não podemos escolher qual será o nosso objetivo. Só Deus é o nosso objetivo. Nossa liberdade é limitada e consiste em escolher os meios mais eficazes para nos ajudar a alcançar esse objetivo.


Nossa capacidade de ir para o céu é verdadeiramente um presente de Deus. Ele nos convida, apesar de sermos pecadores, embora não levemos a morte e a ressurreição de seu filho a sério, e caímos de novo e de novo. Apesar de todas a graça, precisamos resistir à tentação. Em sua carta aos Romanos, Paulo declara quão difícil é para uma pessoa dar a vida por outra (compare Rm 5: 7). Talvez ele fizesse isso por uma pessoa muito boa; Cristo não deu a vida por pessoas boas; Ele deu Sua vida pelos pecadores. Este incrível testemunho de Seu amor por nós, deve nos desafiar a darmos tudo o que somos e temos a Deus.


Quando os reis da antiguidade davam uma festa, havia uma sala cheia de vestes festivas, onde a pessoa que era convidada podia escolher a roupa que lhe fosse mais adequada. Desta forma o não ter as vestes adequadas, deixava de ser um problema. Era preciso estar vestido de forma adequada, para isto o que fosse necessário seria providenciado. Então este convidado não tinha desculpas, por isso se calou. 


Deus é bom, Ele através da graça providenciou para nós vestes festivas de salvação para estarmos em comunhão. O Senhor não nos permitirá entrar em perfeita comunhão se não nos vestirmos com as vestes fornecidas por Ele. 


A vestimenta descrita nos Evangelhos é uma imagem do nosso espírito. Fomos purificados e preparados para irmos para o céu, assim como a noiva se prepara para o casamento. 
Antes o nosso coração cheio de egoísmo e pecado, estava vestido de forma inadequadamente. Então Deus em Sua infinita bondade preparou tudo o que era necessário, não somente para termos uma nova vida, mas para sermos adequados, para estarmos sempre em Sua presença.

 

Oração: Senhor, tantas vezes consideramos o contentamento mais importante do que concentrar nossa atenção e esforço em uma verdadeira comunhão contigo. Ajude-nos a aceitar Seu convite e nos vestirmos de forma adequada, para agradá-Lo. Amém.