Você está aqui: Página Inicial / Pastoral / Alimento de Fé / Alimento de Fé - 15/08/2018 - O Falar de Jesus

Alimento de Fé - 15/08/2018 - O Falar de Jesus

por jose.viveiros@imed.metodista.br publicado 15/08/2018 06h48, última modificação 15/08/2018 06h48
“38. Ouvistes o que foi dito: “Olho por olho e dente por dente”. 39. Eu, porém, vos digo...” Mateus 5: 38 E 39a.
Alimento de Fé - 15/08/2018 - O Falar de Jesus

 

Leia Mateus 5: 38 – 42.

 

 

Ouvir a voz de Jesus é um princípio que todo cristão deve aprender. Ele tem todo o poder no céu e na terra, e Sua presença traz liberdade e paz ao coração.


Somos abençoados quando nos deixamos guiar pela força d o Espírito Santo e não a nossa. É muito fácil extrapolarmos e demonstrarmos a nossa raiva, quando alguma coisa não acontece como queríamos ou somos tratados de uma forma que consideramos ser injusta. Neste momento as emoções a flor da pele nos impede de raciocinar corretamente e perdemos a harmonia, então a paz parece tão distante e irreal. 


Neste momento os nossos relacionamentos ficam abalados, as pessoas ao nosso redor evitam de se aproximar. E quanto mais reclamamos de uma situação, mais aumenta a nossa resistência interior, e nos afastamos da presença de Jesus, pois passamos a duvidar de Suas Palavras. 


Há tanto barulho interior que fica difícil abrirmos o nosso coração para o Senhor e ouvirmos Sua voz. Não percebemos que na verdade neste momento passamos a adentrar ao terreno do inimigo de nossas almas.


No Antigo Testamento Deus envia os dez mandamentos no monte Sinai. Agora no Novo Testamento Jesus nos traz Seus imperativos para um bom proceder como cristãos no Sermão do Monte. Estes imperativos não são algo para amedrontar o ser humano e nem forçá-lo a fazer algumas coisas, mas para trazer a possibilidade de um viver diferenciado da vida estressante que muitos vivem. 


Através do ouvir a Sua voz e obedecer por amor ao Seu comando, encontramos a paz então todo o mal e maldade pode ser vencida e o inimigo perde terreno. Passamos a viver um pacto de amor com Cristo, onde a nova dimensão de vida nos capacita a lidarmos com as oposições e não agirmos: “Olho por olho e dente por dente”. Somos libertos da lei do pecado e do mal, e curados em nosso interior através da Lei do amor. 


Isto é viver em liberdade, pois os cárceres das emoções foram rompidos e por estarmos curados, podemos agir em todas as situações e não apenas reagir. Quando reagimos a uma provocação estamos demostrando que perdemos o controle, porém ao agirmos revelamos que nosso coração não pode ser perturbado e continua mantendo a harmonia, através da presença real de Cristo. 


Deixar de pagar o mal com o mal é possível, quando aprendemos a ouvir a voz de Jesus e percebemos que este falar traz uma nova compreensão da vida e do viver. As injustiças por mais doloridas que possam parecer não podem ofuscar o brilho do amor de Deus para conosco. “Pois eu tenho a certeza de que nada pode nos separar do amor de Deus: nem a morte, nem a vida; nem os anjos, nem outras autoridades ou poderes celestiais; nem o presente, nem o futuro; nem o mundo lá de cima, nem o mundo lá de baixo. Em todo o Universo não há nada que possa nos separar do amor de Deus, que é nosso por meio de Cristo Jesus, o nosso Senhor”. Romanos 8.38-39. NTLH O Senhor conhece todas a feridas que foram infligidas ao nosso coração. Ele não pede que esqueçamos, mas que entreguemos tudo em Suas mãos. Não precisamos viver o tempo todo embraçando o escudo, pois Jesus é a nossa proteção em todos os momentos.

 


Oração: Senhor queremos aprender a ouvir Sua voz em todos os momentos. Tu sabes que existem momentos em que deixamos a dor e a injustiça ter a última palavra. Abre nossos ouvidos espirituais para que possamos ouvi-lo dizer: “Vinde a mim e encontrareis paz”. Amém.