Você está aqui: Página Inicial / Pastoral / Alimento de Fé / Alimento de Fé - 17/08/2018 - Quando Ele vier!

Alimento de Fé - 17/08/2018 - Quando Ele vier!

por jose.viveiros@imed.metodista.br publicado 17/08/2018 06h29, última modificação 17/08/2018 06h29
“Quando, então, Ele vier, convencerá o mundo do seu pecado, da justiça e do juízo”. João 16: 8.
Alimento de Fé - 17/08/2018 - Quando Ele vier!

  

Leia João 15: 9 – 17.

 

            Somente uma coisa é preciso na vida cristã, e as demais dependerão desta única coisa: “Temos que ter comunhão com Cristo todos os dias, sete dias da semana, mês a mês, ano a ano”. Somente na presença D’Ele é que temos luz para o nosso caminho e graça para a caminhada.

            Um dos textos que nos ajudam como peregrinos em um mundo hostil é a certeza de que pertencemos a Jesus e que Ele sempre cuida de nós: “Não vos deixarei órfãos”. João 14: 18. Estas palavras foram ditas num momento em que Jesus afirma que deverá partir para cumprir integralmente a vontade do Pai, e que para isso era necessário morrer e aparentemente deixá-los. Mas, então o Mestre diz que enviará o Espírito Santo, que será o divino consolador. Irá conduzi-los a toda verdade. Em outras palavras apontará o caminho que é Cristo e fortalecerá, a cada filho e filha de Deus para prosseguir nesta caminhada.      

            O Espírito Santo não é enviado por causa da “partida” de Cristo, mas para confirmar que está “partida” é a demonstração da grande vitória sobre a o pecado e a morte. Cristo que veio a este mundo por amor a nós, cumprindo a vontade do Pai, então através do Espírito que passa a estar em nós, para que juntos possamos cumprir os mandamentos de Deus em amor. Através disto não somente passamos a conhecer a verdade, mas a viver em verdade.

            A manifestação do Espírito Santo nos leva a confessar que Cristo é o Senhor. Todo cristão tem em si o Espírito Santo, pois sem Ele não seríamos cristãos. Não podemos confundir a presença do Espírito com os dons. Podemos afirmar que temos o Espírito Santo por causa da presença de Cristo em nós e pela certeza de que não somos órfãos, pertencemos a família de Deus. Logo não temos “saudade de Jesus”, pois saudade sentimos de alguém que está longe, mas através da obra do Espírito Santo, já não somos nós que vivemos, mas sim Cristo que vive em nós.

            Quando entendemos este princípio passamos a desfrutar da vida Plena. Alguns imaginam a vida abundante de um jeito ou de outro, porém vida abundante é a presença real de Cristo percebida pelo cristão mesmo quando as situações parecem dizer que não. Cristo não somente trouxe para nós a vida superabundante Ele mesmo é esta vida, para qual o Espírito Santo nos conduz.

            No dia de Pentecostes a Páscoa de Cristo se torna realidade, a passagem pela morte e a ressureição possibilitaram ao cristão ser mais do que vencedor. O Espírito Santo veio, para nós não é mais uma promessa, mas realidade presente. Fomos agraciados por vivermos agora na dimensão do Espírito Santo, e sermos conduzidos a “toda verdade”. Mais do que os dons o Espírito nos traz a certeza de que somos de Jesus.

            Há uma canção que diz que podemos navegar no “oceano do Espírito”, porém alguns cristãos ficam apenas na praia molhando os pés. É preciso se entregar por completo, sem reservas, então o que era promessa se tornará realidade, pois Ele o Espírito Santo já veio.   

 

 

Oração: Senhor Jesus, abrimos o nosso coração a Ti. Que nossos olhos através da Tua luz possam enxergar muito mais do que as aparências demonstram. Enche-nos mais e mais com Tua presença a cada dia. Amém.