Você está aqui: Página Inicial / Pastoral / Alimento de Fé / Alimento de Fé - 20/08/2018 - Sempre alegres!

Alimento de Fé - 20/08/2018 - Sempre alegres!

por jose.viveiros@imed.metodista.br publicado 20/08/2018 06h59, última modificação 20/08/2018 06h59
“Também vós agora estais tristes e apreensivos; este é um momento de sofrimento, mas Eu vos verei de novo, e então muito vos alegrareis; e mais, ninguém tirará a vossa alegria” João 16: 22.
Alimento de Fé - 20/08/2018 - Sempre alegres!

 

Leia João 16: 20 – 23.

 

C.S. Lewis fez uma afirmação interessante: “Se você está à procura de uma religião que o deixe confortável, definitivamente eu não lhe aconselharia o cristianismo”. Parece que existe uma contradição, mas realmente as coisas são desta forma. O cristianismo não afasta as tristezas da vida, mas nos leva a ter uma harmonia interior, permitindo que possamos estar “entristecidos mas sempre alegres”; na presença de Cristo.

            Todos nós enfrentamos os sentimentos da vida, tristezas, alegrias, raiva, medo enfim uma infinidade de coisas que atormentam o nosso interior tendo consequências no nosso dia a dia. Às vezes o choro durante um bom tempo, que pensamos que a dor nunca nos deixará. A tristeza toma uma dimensão tão profunda, que parece que estamos em um buraco escuro e que nunca sairemos dele.

            Neste texto de João percebemos que Jesus está ciente da humanidade de Seus discípulos. Ele então olhando para o coração dos discípulos diz que haveria um momento de tristeza e apreensão; e que a sua partida poderia causar sentimentos paralisantes. O Senhor sabe que os discípulos o amam, mas quer ajudá-los, pois sabe que o amor humano falha em muitos momentos, então Sua Palavra é de orientação e motivação, para que possam enfrentar os momentos difíceis com alegria. “Alegria do Senhor que nossa força é”.

 Jesus também demonstra Seus sentimentos, mas tem a convicção, “eu os verei de novo”. Embora o momento mais angustiante de Sua vida estivesse para acontecer, Ele se preocupa com os discípulos e expressa o amor para com estes homens e mulheres que o acompanharam durante todo o tempo do Seu ministério.

            Temos a possibilidade de desfrutarmos de uma alegria a qual nada, nem ninguém pode tirar do nosso coração. “Que diremos, pois, diante dessas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que não poupou a seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos dará juntamente com ele, e de graça, todas as coisas? Romanos 8:31 – 32.

            Jesus é Deus e está conosco, como então não mantermos a alegria interior? Aqui temos um conceito sobre alegria: “A alegria, podemos dizer, é um estado do homem todo em que pensamento e emoção combinam para produzir total euforia. A alegria é uma felicidade do coração, ligada a bons sentimentos de uma espécie ou outra.”. J. I. Packer

 

Oração: Senhor que a cada momento possamos desfrutar de Tua alegria e assim sermos fortalecidos no “homem interior”, para que mesmo que o interior se desgaste e sofra os baques da vida, não desanimemos, mas tenhamos a força para continuar a viver e gostar da vida. Amém.