Você está aqui: Página Inicial / Pastoral / Alimento de Fé / Alimento de Fé - 24/08/2018 - Tornando o invisível visível.

Alimento de Fé - 24/08/2018 - Tornando o invisível visível.

por jose.viveiros@imed.metodista.br publicado 24/08/2018 06h21, última modificação 24/08/2018 06h21
“E eis que lhe trouxeram um paralítico deitado em sua maca. Observando-lhes a fé, disse Jesus ao paralítico: “Tem bom ânimo, filho; os teus pecados estão perdoados”. Mateus 9: 2.
Alimento de Fé - 24/08/2018 - Tornando o invisível visível.

 

Leia Mateus 9: 1 – 8.

 

Nestes dias somos desafiados a vivermos pela fé, crendo na ação milagrosa de Deus. Mas, o que é milagre? Milagre é uma manifestação de Deus para a qual não temos explicação. Se for explicado deixa de ser milagre. A própria existência humana já é um grande milagre.

Neste texto vemos a ação de Deus, através de Cristo fazendo algo que humanamente era impossível de acontecer. Temos a fé dos amigos, mas também podemos dizer a própria fé do paralítico, que se deixa levar até a presença de Jesus.

Não queremos fazer deste paralitico uma vítima, mas uma pessoa com sofrimentos reais. Ele tinha dois problemas, um era uma questão do pecado, que de nenhuma forma está associada a sua enfermidade que era outro de seus problemas. Porém, o que queremos destacar é que ele acredita que Jesus é a solução, para os seus dilemas e é recompensado pela sua fé.   

            Sempre existirá pessoas que mantêm maus pensamentos em seus corações. Quando alguns escribas ouvem o que está acontecendo, eles abrigam maus pensamentos em seus corações, até mesmo blasfêmia, eles não aceitam o gesto de Jesus dizendo; somente Deus pode perdoar pecados. Jesus conhece os seus pensamentos e os indaga. O que é mais fácil dizer? "Seus pecados estão perdoados" ou "Levante-se e ande". Ambos são impossíveis pelos critérios humanos.

Se a primeira ação de Jesus levou a um resultado que é invisível, o perdão dos pecados, o chamado para se levantar e carregar sua maca e ir para casa, são os efeitos de suas palavras que imediatamente se tornaram perceptíveis. Para se manifestar como o Filho de Deus e assim provar que Ele tem a autoridade para perdoar pecados, Jesus realiza um milagre visível aos olhos de todos, o homem sai andando, mas interiormente e perceptível somente para o que antes era paralítico, seus pecados são perdoados, mas não foram expostos.

            No momento em que as pessoas veem os paralitico se levantar e voltar para casa, eles ficam cheios de admiração e talvez de medo. Mas o significado do milagre não está claro para eles. Eles glorificam a Deus porque foi dado a uma pessoa tal autoridade, para que possa curar um paralítico. Mas a cura visível acontece para confirmar a presença de Deus na forma de nosso Senhor Jesus Cristo, que perdoa os pecados de uma maneira invisível. Mas eles não entenderam e não o reconheceram.

            Muitas pessoas são até curadas hoje em dia, mas não reconhecem o Senhorio de Cristo. Reconhecer é aceitar a atuação de Jesus em as vida. É buscar fazer a vontade D’Ele em todos os momentos, abrindo mão da própria vontade.

            Será que temos percebido os momentos de intervenção de poder de Deus em nossas vidas. As coisas que são invisíveis aos outros e somente perceptíveis em nosso interior?

Creio que as duas intervenções de Cristo são importantes, mas a ação perdoadora produz resultados eternos.   

Oração:  Jesus, é fácil acreditar em Ti e em suas maravilhas quando elas são visíveis. Cremos que o Senhor pode fazer muito mais, do que pedimos ou pensamos. Que a cada dia possamos estar atentos para percebemos o que muitas vezes passa desapercebido aos olhos humanos. Torna o invisível visível pela fé em nossos corações. Amém