Você está aqui: Página Inicial / Pastoral / Alimento de Fé / Alimento de Fé - 25/07/2018 - Ver para Crer

Alimento de Fé - 25/07/2018 - Ver para Crer

por jose.viveiros@imed.metodista.br publicado 25/07/2018 06h50, última modificação 25/07/2018 06h50
“Quando eles se puseram a contar-lhe: "Nós vimos o Senhor", ele respondeu: "Eu não acreditarei nisso, se não enxergar as feridas dos cravos nas suas mãos - e não puser os meus dedos nas feridas e no seu lado" João 20: 25.
Alimento de Fé - 25/07/2018 - Ver para Crer

Leia João 20: 24 - 31. 

 

            Creio que é fácil falarmos da incredulidade de Tomé, e de como ele foi insensível diante de um momento crucial da vida cristã, que foi a ressurreição de Cristo. Mas muitas vezes em nossas orações pedimos alguns sinais para que Deus confirme Sua presença em algumas situações da nossa vida. Sua Palavra que diz: “Estarei convosco todos dias...”; não é suficiente?

            O texto de João não nos diz por onde andava Tomé, na hora em que Jesus ressurreto se manifesta aos discípulos, Ele poderia ter um bom motivo para não estar presente, poderíamos justificar de várias formas, porém quando cremos que nada na vida cristã acontece sem o conhecimento do Senhor, este momento foi permitido para que nos hoje pudéssemos aprender a ter uma qualidade de fé, a qual tenha como fundamento a “prova das coisas que não veem”.

Outra lição que podemos aprender aqui é; Cristo se manifesta ao grupo de seguidores, podemos chamar de “comunidade”. Quem quer que permaneça distante da comunidade da igreja, assim como Tomé, seguindo seus próprios planos, mesmo que sejam completamente legítimos, que vive a fé apenas em particular, corre o risco de simplesmente perder a obra de Cristo.

            Tomé disse: “Se eu não ver não acreditarei”. Foi um declaração honesta, mas revela uma fé limitada, inconsistente. A fé que precisa de provas, além da Palavra de Deus, é fé desprovida de essência, tendo como base as coisas visíveis, mas estas somente tratam de valores ligados a este mundo, a fé genuína pensa mais além: “Não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas”. II Coríntios 4: 18. O que tem chamado a nossa atenção, coisas temporais ou eternas?

            Quantas vezes nossa fé é “fraca”, desejamos um pequeno sinal, uma sugestão ou apenas clareza. Mas o caminho de Jesus é diferente. Fé não significa certeza objetiva, muitas coisas permanecem no obscuras e requer um certo "salto", não no escuro, mas nos braços do Pai Celestial, que mesmo não vendo sabemos que estará atento para nos socorrer.

            No entanto, a fé nunca é irracional ou contraditória. Ele simplesmente supera a razão simples e vai além dela. Havia razões suficientes para que Tomé acreditasse: o próprio Jesus anunciou sua ressurreição. Todos os apóstolos, invariavelmente confiáveis e pessoas críveis, reivindicaram a mesma coisa. Também algumas mulheres já haviam falado da ressurreição.

                        “Felizes os que não viram e creram”. Ver não é um requisito indispensável para o crer. Se fosse Jesus teria aparecido a muito mais pessoas, ou faria uma aparição que pudessem chamar a atenção de uma cidade inteira. Talvez isto fosse uma caminho mais fácil para a fé. Mas aparentemente Deus utiliza o caminho mais difícil. Para o Senhor deve haver um grande valor em acreditar sem ver, demonstra que fizemos a escolha: "Os justos viverão pela fé" (Gálatas 3:11).

 

 

Oração: Senhor Jesus, na vida há situações em que a fé é mais que necessária, na qual muitas vezes seria bom se tivéssemos um sinal. Mas, Te pedimos fortalece nossa fé e deixe-nos saber que mesmo sem ver o Senhor está conosco em todo trajeto da caminhada. Amém.