Você está aqui: Página Inicial / Pastoral / Alimento de Fé / Alimento de Fé - 26/07/2018 - Jejum!

Alimento de Fé - 26/07/2018 - Jejum!

por jose.viveiros@imed.metodista.br publicado 26/07/2018 06h46, última modificação 26/07/2018 06h46
“Um dia os discípulos de João Batista vieram a Jesus e Lhe perguntaram: "Por que os seus discípulos não jejuam, como fazemos nós, e como fazem os fariseus?" Mateus 9: 14.
Alimento de Fé - 26/07/2018 - Jejum!

 

Leia Mateus 9: 14 - 17. 

 

“Por que seus discípulos não estão jejuando?” Esta questão não é foi levantada pelos inimigos de Jesus, mas foram pessoas boas, quem sabe queriam entender melhor a questão do jejum. As pessoas que perguntaram eram os discípulos de João Batista.

A pergunta era pertinente e legítima, afinal, era obrigatório que o “bom” judeu observasse seriamente a pratica do jejum. Mas obviamente a vontade de Deus era diferente para os discípulos de Jesus. Eles não deveriam jejuar enquanto o “noivo” Jesus estivesse com eles.

Isto é interessante, algumas vezes cristalizamos alguns ensinamentos e queremos padronizá-los como regra de fé para todos, e se alguém se desviar, isto se torna estranho e não aceitável. Passamos a julgar e condenar as pessoas que não pensam como nós, como se fossemos os mais puros entre os cristãos. Estamos errados em nosso julgamento, pois para começo de conversa nem deveríamos ter julgado. Jesus afirmou “Misericórdia quero, e não sacrifício". Isso é verdade mesmo se tivermos todos os motivos “bons” julgar é sempre algo mal.

            “15. Jesus respondeu: "Como podem os convidados do noivo ficar de luto enquanto o noivo está com eles? Virão dias quando o noivo lhes será tirado; então jejuarão”. Jesus responde de maneira metafórica. No primeiro momento Ele compara seus seguidores como sendo os convidados de um casamento. Imagine irmos a uma festa é não comermos nada.

Apesar dos percalços, a vida cristã é uma grande aventura, temos uma alegria interior que independe das circunstâncias, Jesus é a alegria dos homens. Ele se apresenta como o noivo, aquele que convidou a todos para que se alegrem com Ele, num contexto amigável e fraterno, então não a razão para que haja o jejum, a proximidade com o noivo está estabelecida.

 “O noivo lhes será tirado”. Jesus fala do momento em que Ele teria que passar pela morte de cruz, e depois de morto ressurgir e enfim a ascensão, retorno aos céus. Ele deixaria de ter uma presença visível limitada, para uma presença invisível ilimitada. Neste momento o jejum seria uma forma de nos desligarmos das coisas que são as necessidades básicas humanas, para buscarmos as necessidades básicas da vida espiritual. “Jesus respondeu: "Está escrito: 'Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus”. Mateus 4: 4.

Jejum é algo que utilizamos para nos conectarmos a Deus. Nas situações mais difíceis o jejum somente pelo jejum não vai alterar nada. Os discípulos de João cumpriam apenas o ritual do jejum, desprovido do cerne, era sem objetividade. Quando jejuamos estamos reconhecendo a nossa incapacidade de lidar comas situações e precisamos de uma ação que esteja além do natural. Neste momento a presença de Cristo revela todo o Seu amor, então os medos se vão.  

            Que possamos estar mais próximos de Jesus a cada dia, e que não façamos da vida cristã apenas um ritual vazio, sem alegria, sendo um sacrifício sem o desfrute da misericórdia de Deus que se renova a cada manhã.

 

 

Oração: Senhor que possamos ter maior compreensão da vida cristã. Que possamos rever nossos conceitos à luz da Tua Palavra. Amém.