Você está aqui: Página Inicial / Pastoral / Alimento de Fé / Alimento de Fé - 30/05/2018 - Nascido do Espírito

Alimento de Fé - 30/05/2018 - Nascido do Espírito

“Jesus respondeu-lhe, declarando: “Em verdade, em verdade te asseguro que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.” João 3: 3. BKJ

 

Leia João 3: 1 – 8.

 

            Quando lemos este texto percebemos que precisamos muito mais coisas, pois a vida é muito mais do que comer e beber, precisamos de uma vida espiritual e alimentá-la adequadamente.

            Jesus nos fala sobre o Reino de Deus. Há muitos “Nicodemos”, e nós fomos um deles, que precisam entender mais sobre as coisas sobrenaturais.

            Nicodemos foi um líder entre os fariseus (um grupo de judeus devotos ao Torá, surgidos no século II a. C). Podemos dizer que ele pensava que entendia sobre as questões de fé e de religiosidade. Provavelmente era um homem bom que tinha preocupações de ajudar outras pessoas.

Porém no início da conversa com Jesus, percebemos que embora tivesse algum conhecimento, Nicodemos estava distante da realidade. Ele fica atordoado com a extraordinária notícia e mensagem do Mestre que ele não pode fazer nada com isso a princípio. Jesus revela a ele que todos os que são nascidos de novo da água e do Espírito podem ver o reino de Deus, reino do qual certamente Nicodemos sonha.

Diante desta mensagem devemos sempre nos questionar: “Será que nossa experiência com Cristo, tem nos feito ver o Reino de Deus? Quais as implicações que temos a partir desta visão?

A nova vida no Espírito que é proposta pode ser resumida da seguinte maneira: “Precisamos ser imitadores de Cristo, andar como Ele andou”. Jesus sempre procurou fazer a vontade do Pai Celestial. Estava em todo momento conectado com Deus em oração, enfim tudo o que Jesus realizou foi em parceria com Espírito Santo, o mistério da Trindade.

Para seguirmos o Seu exemplo se faz necessário andar no poder da nova vida. Este poder que é a ação do Espírito Santo, nos ajudará a mantermos o foco interior, o que nos possibilitará seguir em frente sem nos desviarmos.  Nos ajudará em nossa vida de oração, leitura e compreensão da Bíblia que é a Palavra de Deus. Por meio desse contato constante, nos tornamos mais atentos aos sussurros do Espírito Santo.

            A certeza do Novo Nascimento é percebido quando em nossos corações passamos a buscar em primeiro lugar o Reino de Deus e Sua Vontade. Passamos a ouvir a voz no nosso interior que foi renovado pela graça de Deus.

            Infelizmente, podemos perder o foco da presença de Deus em nossas vidas e passarmos a "adorar" e abrigar outros deuses em nossos corações, isto é muito mais fácil do que pensamos. Precisamos nestes momentos indagar: “Qual o nosso principal objetivo na vida, onde investimos a maior parte do nosso tempo?” “A vontade de Deus ou a minha, qual é a mais importante?”

            Por termos recebido de Deus o Novo Nascimento, precisamos pedir a Ele que nos ajude a caminharmos focados no Espírito Santo. A andarmos sempre em oração, e sempre o reconhecê-Lo como único se suficiente salvador.        

                         

Oração: Venha, Espírito Santo e encha os nossos corações, reavive em nós o dom da Tua presença e renove Seu amor. Dirija nossas vidas, ajude-nos a ouvir Sua voz e nos dê força para cumprir a vontade do Pai sempre.