Você está aqui: Página Inicial / Pastoral / Alimento de Fé / Alimento de Fé - 04/05/2018 - Quem é Jesus para você?

Alimento de Fé - 04/05/2018 - Quem é Jesus para você?

“E vocês?", perguntou ele (Jesus). "Quem vocês dizem que eu sou?" Mateus 16: 15.

 

Leia Mateus 16: 13 – 20.

 

Quem é Jesus?  A maioria das pessoas de nosso tempo considera que Jesus é um grande homem que deixou ensinamentos muito bons, incluindo o mandamento da caridade. Muitos diriam que Jesus foi de algum modo iluminado por Deus. Já o fato de que Ele pudesse fazer maravilhas é algo que causa dúvidas em muitas pessoas.

Para os muçulmanos, Jesus é um dos grandes profetas, que, a propósito, é mais comum no Alcorão do que Maomé.

Quem é Jesus para você?  Se eu abordar essa questão de uma maneira muito pessoal, qual é a minha resposta? Poderia então, com convicção interior, dizer algo como Pedro: Jesus é o Filho do Deus vivo!

As Consequências...  Se Jesus é verdadeiramente o Filho de Deus para mim, então essa convicção deve ter um efeito concreto na forma como eu vivo. Meu estilo de vida deve deixar claro que acredito em Jesus. 

Os primeiros cristãos foram reconhecidos acima de tudo pelo alto grau de seu amor e comprometimento com Cristo. Qual é a minha marca de identificação? Onde na minha forma de viver acreditar que Jesus é o Filho de Deus, faz a diferença?

            Para nos ajudar a responder tais indagações, podemos fazer um exercício muito simples, mas creio que muito eficaz. Podemos pegar um caderno e em uma das folhas fazermos duas colunas. Na primeira devo colocar a seguinte pergunta: Como eu viveria se não conhecesse Jesus? Comece a enumerar as coisas que você poderia fazer ou deixar de fazer se tal questão fosse verdadeira em sua vida. Na segunda coluna a pergunta seria: O que estou fazendo porque acredito em Jesus? Será que posso expressar de forma categórica tudo o que tenho feito e que estas ações expressam minha vida de fé e confiança em Cristo?

            Que através da ação do Espírito Santo possamos não somente chegar à conclusão de quem é Cristo, mas que isto seja uma realidade profunda de uma convicção interior, refletida em todas as nossas ações: “Jesus Tu és verdadeiramente o filho do Deus vivo, meu Senhor e redentor”.

 

Oração:  Pai Celestial, Tu nos deste o dom da fé. Ilumine os olhos de nossos corações para que possamos conhecê-lo melhor a cada momento e assim em momento nenhum deixemos que a dúvida nos impeça de continuarmos a nossa caminhada. Amém.

 

 

Reverendo Silvio de Oliveira

 

Doutor em Teologia com Especialização em Filosofia Clínica