Você está aqui: Página Inicial / Pastoral / Reflexões / ALIMENTO DA FÉ - A VIDA NÃO PRECISA SER FRUSTRANTE!

ALIMENTO DA FÉ - A VIDA NÃO PRECISA SER FRUSTRANTE!

por jose.viveiros@imed.metodista.br publicado 04/07/2017 07h52, última modificação 04/07/2017 07h52

ALIMENTO DA FÉ

 

04 DE JULHO DE 2017

 

A VIDA NÃO PRECISA SER FRUSTRANTE!

 

“Vocês cobiçam coisas, e não as têm; matam e invejam, mas não conseguem obter o que desejam. Vocês vivem a lutar e a fazer guerras. Não têm, porque não pedem.” Tiago 4: 2.

 

A vida pode ser frustrante. Quando nos esforçamos por algo e não conseguimos obter o resultado que esperávamos, isso é frustrante. Quando o insucesso se repete, um após outro, apesar de nossos esforços, é muito frustrante. Porém, quando nos esforçamos, nos desgastamos e então alcançamos o que buscávamos, mas descobrimos que não encontramos em nossa conquista o que tanto desejávamos isso é terrivelmente frustrante. Ser pobre na pobreza é duro. Ser pobre na riqueza é frustrante. Sentir solidão sozinho é duro. Sentir solidão acompanhado é frustrante. Frustrante é a condição do que não produziu o efeito, o resultado esperado. Tiago está dizendo que há um caminho que percorremos e que acabará em frustração.

Ele começa com nossa atitude de não nos enxergar (“De onde vêm as guerras e contendas que há entre vocês? Não vêm das paixões que guerreiam dentro de vocês?”  - Tg 4.1). De sempre colocar a responsabilidade sobre os ombros dos outros. E prossegue com nossa falta de submissão e dependência de Deus. Em nossa autossuficiência, agimos e queremos que Deus nos siga. Não paramos para ouvir, não nos acalmamos para ser preparados por Deus para dar o próximo passo. Nossas orações são apressadas, pobres de intenção e vazias de significado. Nessas condições a vida e a experiência cristã podem ser muito frustrantes. E será ótimo se for, pois a frustração pode ser um bom combustível para boas mudanças!

Veja o contraste que Tiago faz: vocês cobiçam, matam, invejam, lutam e fazem guerras, mas não obtém resultado; em lugar de agir assim vocês deveriam pedir. Ele está falando de dependermos de Deus; de confiar no amor, bondade e graça divina em lugar seguir o modelo dos que não creem. “Se não for o Senhor o construtor da casa, será inútil trabalhar na construção. Se não é o Senhor que vigia a cidade, será inútil a sentinela montar guarda. Será inútil levantar cedo e dormir tarde, trabalhando arduamente por alimento. O Senhor concede o sono àqueles a quem ama.” (Sl 27.1-2) É Deus quem realmente pode suprir nossas necessidades. Precisamos aprender essa e algumas outras lições fundamentais da fé cristã. Sem isso, não viveremos vidas cristãs. ucs

 

Oração: Senhor que possamos aprender a viver contente em toda e qualquer circunstâncias, pois temos a Ti, que Tua graça nos baste. Amém.